♪ MEMÓRIA – “É duas horas da manhã, eu abro a minha janela / E vejo a bruxa cruzando a grande lua amarela”, descreveu Rita Lee em versos de A bruxa amarela (1976), música pouco ouvida da parceria de Raul Seixas (1945 – 1989) com o compositor Paulo Coelho, letrista que se tornaria escritor de livros místicos. A música integra o álbum Entradas e bandeiras, lançado por Rita com o Tutti Frutti em 1976.
Naquele ano, o mesmo Raul alardeou que viu bruxas pegando fogo em verso do sucesso Eu nasci há dez mil anos atrás (1976), outra parceria com Coelho.
Celebradas em 31 de outubro, as bruxas também estão presentes na música brasileira. Maga do rock nativo, Rita Lee volta e meia se caracteriza como bruxa e abordou a magia das feiticeiras em Pagu (2000), parceria com Zélia Duncan que lançou no álbum 3001 (2000).
Contudo, o campeão de músicas sobre essas mulheres dotadas de magia é Oswaldo Montenegro. O menestrel compôs As bruxas e O país das bruxas para a trilha sonora do musical Aldeia dos ventos (1987) e apresentou O rap da bruxa em outro musical, Vale encantado, cuja trilha sonora foi lançada em disco editado em 1997.